.

   O Programa TEIA - Território de Educação, Intercultura e Arte nasce do sonho de fortalecer os territórios potencialmente culturais da cidade, retomando projetos como o Pequeno Cidadão e fortalecendo os Pontos de Cultura do município.

   O Teia é viabilizado por um termo de colaboração firmado entre a Prefeitura de Matão e a ONG Ocara, que realiza trabalho ininterrupto no município há mais de duas décadas, nos campos cultural e ambiental, fortalecendo-se nas práticas arte-educativas através do Festival Internacional de Arte-Educação Fronteiras Brasil e da Plataforma Internacional de Produção Artística (Casa Pipa).

  O Programa conta com 42 artistas e arte-educadores oferece gratuitamente aulas de diversas frentes artísticas como de balé, viola, violão, pintura em tecido, ilustração, costura, teatro, dança contemporânea, capoeira, ritmos, percussão, sopro, piano, canto infantil e adulto, e outras.





.

Pontos de Cultura foi o nome dado ao conjunto de locais que recebem os ateliês de múltiplas linguagens artísticas para formação de público geral: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Busca-se, por meio desta ampla atuação arte-educativa no município, a descentralização e mapeamento dos territórios matonenses, de modo que possamos nos encaminhar para que haja cidadãos emancipados, produtores e construtores de conhecimento através de suas ações no mundo.




.

Partindo da premissa de que a arte tem grande relevância no desenvolvimento intelectual, cognitivo, emocional e afetivo do indivíduo enquanto ser coletivo, social e protagonista de sua história, reativamos, por meio do Programa TEIA, os Projetos “Pequeno Cidadão”, em suas duas unidades: uma localizada no Jardim Paraíso e a outra, na Vila Pereira.




.

Os arte educadores e facilitadoras do TEIA participam de formações de três maneiras: intensiva, junto à Vivência Horizontal em Artes (VOA) e o Festival Internacional de Arte e Educação "Fronteiras Brasil"; extensiva, em reuniões semanais em que, além de discutir tópicos em arte e educação, são divididos em grupos para criações coletivas e por meio de ações pontuais, como viagens formativas ou participação em cursos e palestras por meio de parcerias com outras instiuições ou oferecidas pela Ong Ocara.